ÁREA DO CLIENTE

DEPOIMENTOS

Facilidade de manuseio
“Um dos grandes diferenciais ofertados pelo sistema FACTUM de gestão é a facilidade em seu manuseio, o que certamente propicia agilidade na extração das informações. Logo, o complexo emaranhado de dados nele inseridos é traduzido em uma linguagem simples e dinâmica em razão de sua acessível operacionalização”.

Claudionora Santos - Advogada e Contadora - ANTÔNIO LUIS DOS SANTOS BARROS ADVOGADOS ASSOCIADOS & SBR CONSULTORIA

Indústria Voltar

Atualizado em 30/05/2018
Qual a importância da gestão modernizada para o estoque?

            Uma preocupação constante em qualquer empreendimento está relacionada aos gastos ocasionados pela falta de otimização e gerenciamento de estoque. O excesso de estoque significa dinheiro parado e a falta dele significa perda de vendas, assim como podem acontecer sobras desnecessárias, desperdícios e sumiços.

Afinal, como manter um controle correto de estoque? A resposta é por meio da previsão de demanda. Neste artigo, apresentaremos a importância da previsão de demanda e de uma gestão de estoque eficiente, além da sugestão de implantação de um software capaz de gerenciar as informações de maneira integrada, levando benefícios à sua empresa. Confira!

Basicamente a previsão de demanda é uma análise feita por especialistas ou baseados no histórico da empresa para definir o lugar, o tempo e a quantidade em que um produto a ser solicitado pelo cliente, com o objetivo de atender esta demanda de forma eficiente e segundo seus objetivos e necessidades.

Essa previsão pode ser desenvolvida por meios quantitativos ou qualitativos – sendo possível usar as duas simultaneamente. Em previsões de curto prazo utilizar um método simples do grupo quantitativo é mais vantajoso, pois não haverá grandes mudanças. Já nas de longo prazo, existem diversas variáveis a serem consideradas, então, é recomendado focar mais nos métodos qualitativos, com especialistas no assunto.

Concluída a etapa das pesquisas, as empresas terão um maior conhecimento a respeito da preferência mercadológica e a demanda necessária, para que seja possível precaver excessos ou faltas, de produto. E consequentemente será mais prático manter uma boa gestão de estoque.

Além disso, existem vários outros impactos positivos, como: utilização mais inteligente do espaço físico, redução de custos operacionais, melhorias no planejamento orçamentário, comunicação mais efetiva entre as áreas da empresa, com otimização de processos e garantia de competitividade no mercado.

Agora, por que um software integrado de gestão é altamente recomendado? Por meio de um software integrado o gerenciamento das informações entre as áreas se torna mais eficiente, assim facilitando o controle do estoque da sua empresa, analisando melhor as compras e as vendas. Dessa forma, será possível identificar com mais agilidade os produtos de maior rotatividade, atuando preventivamente nas reposições.

Ademais, o software integrado automatiza processos, otimizando a eficiência operacional e proporcionando informações financeiras em tempo real. Com isso, será possível aumentar substancialmente a produtividade e rentabilidade em curto prazo. Outros benefícios do software são:

 

·       A possibilidade de manter um histórico de vendas dos períodos anteriores – isso fará com que as vendas sejam registradas, viabilizando analisar o histórico e emitir relatórios com as variações de faturamento. Assim como ajuda a conhecer as preferências de aquisição dos seus clientes fornece embasamento para campanhas de marketing mais direcionadas e estratégicas;

·       Proporciona mais segurança aos dados - optar por um sistema de gestão assegura o armazenamento das informações com backups constantes, sem produzir saturação nos computadores locais. Isso fará com que a empresa possa dispor mais facilmente das informações sobre seus clientes e suas aquisições, contribuindo para o desenvolvimento de um atendimento excelente;  

·      Um bom software permitirá planejar melhor os dias, semanas, meses e até os anos da empresa. Permite a descentralização e melhor administração de tempo. A geração dos relatórios viabilizam a obtenção de informações integradas para a tomada mais eficiente de decisões;

 

·   O controle das compras e vendas permitirá um fluxo de caixa mais apurado e saudável. De acordo com a demanda de atendimento mensal, suas previsões serão mais assertivas quanto à reposição, permitindo um estoque de segurança, além de sustentar suas projeções de lucratividade, otimizando espaços, uma vez que verifica o estoque e consta os itens que não são utilizados, evitando ocupação de espaços desnecessários;

 

·         Outra consequência lógica quando se fala de um controle sobre estoque e produção de forma integrada é a diminuição de gastos. O software excluirá compras desnecessárias e acabará com sumiços sem explicação. Ele também tem o poder de fazer com que o estoque encalhado desapareça;

 

·       Um software de gestão de estoque pode ajudar no acompanhamento do crescimento da empresa, observando a instabilidade do mercado, a concorrência e o avanço tecnológico. Variáveis que são necessárias para considerar na hora de estudar os melhores rumos para a empresa.






Voltar

Soluma Soluções em Informática Corporativa Ltda.
Av. São Paulo, Qd.01, Lt.08, Conjunto 2
Vila Brasília - Aparecida de Goiânia
Telefone: (62) 3280-8786
Comercial: comercial@soluma.com.br
Suporte Técnico: suporte@soluma.com.br

© 2019 Soluma Soluções. Todos os direitos reservados.